Game of Thrones – Personagens influentes – Parte 5

Esta será a última semana de retrospectiva sobre as personagens de “Game of Thrones”. Mas, guardamos algumas das melhores para o fim: Cersei Lannister, Jon Snow e Arya Stark. Três personagens que sempre tiveram um impacto nos fãs. Sem dúvida, que as três serão importantes na última temporada e cada um terá o seu final.

Cersei Lannister


Mulher com punho de ferro, Cersei é uma forte personagem feminina que toma as medidas mais exigentes para sobreviver. Protetora da família e rainha. Teve três filhos, fruto do seu relacionamento incestuoso com o seu irmão gémeo Jamie. Todos com o destino traçado a morrer. Joffrey foi envenenado no seu casamento, ao que Cersei culpa o seu irmão Tyrion por tudo. A sua filha Myrcella morta como um dano colateral entre uma guerra de famílias e Tommen suicidou-se devido à pressão exigida pelo seu cargo de suserano e a falta de amor próprio. Cersei mantém boas influências e está sempre um passo à frente. Contudo não conseguiu prever o poder do High Sparrow, que surgia numa massiva ceita religiosa. Acusou Cersei de traição, incesto, manipuladora e assassina do qual durante vários dias prisioneira teve de percorrer a rua da vergonha, completamente nua enquanto era maltratada e insultada pelo povo como punição. Corrompida pela vingança e vergonha por aquilo que fizeram-lhe passar, Cersei trabalha num plano para terminar de vez com os fanáticos religiosos. Incendeia todo o espaço do julgamento. Cersei torna-se Rainha dos Sete Reinos. Engravida novamente de Jamie e acredita que aquela criança possa ser o presságio para um futuro melhor. Sem entrar em conflitos aceita encontrar-se com Daenerys e Jon Snow sobre a proposta de lutarem juntos contra os White Walkers, mas é a conversa com Tyrion que a convence. A própria fez questão de informar que estava grávida e talvez essa tenha sido sempre o seu plano para conseguir a segurança do bebé. Aceita ajudar, mas não passava de uma mentira. Mais tarde confessou a Jamie que não tinha intenções de mandar tropas. Espera que lutassem entre si, para depois atacar os enfraquecidos da batalha. Cersei joga para os dois lados, mas o mais importante para si é a sua família e o sangue Lannister. O seu destino será provavelmente a morte, esfaqueada na barriga e assim perderá o bebé. Mas quem dará o golpe final? Será Arya? Ou o irmão Jamie que trocou de lado no final da última temporada?

Jon Snow


Começa por ser o bastardo e renegado da família Stark e quem diria que o inicialmente tímido Jon, se iria transformar numa das personagens mais influentes e com mais impacto em toda a história?

Foi criado no castelo de Winterfell, como filho bastardo de Eddard (Ned) Stark, daí o seu último nome ser Snow, que é o nome dado aos bastardos dos nobres do Norte de Westeros.

Jon adota uma das crias de lobo gigante encontradas, a única que era diferente, um lobo albino, a quem chamou Ghost (fantasma).

Para escapar à sua vida como bastardo, este decide seguir as pegadas do seu tio Benjen Stark e junta-se à Patrulha da Noite (Night’s Watch), uma ordem criada para proteger a fronteira de Westeros a norte, os seus membros não podem casar e devem servir à ordem até morrer.

Ao partir para a Patrulha, este ofereceu a Needle a Arya e despediu-se de todos os irmãos, incluindo Bran que estava inconsciente após a queda da torre. Em Castle Black este torna-se amigo de Samuel Tarly (Sam) e conhece o Comandante Mormont que lhe dá a Jon uma espada de Valyrian Steel, Longclaw, que seria para o seu filho Jorah que se encontra exilado.

Ygritte foi o primeiro amor do Jon, apesar de no primeiro encontro destes ela o seduzir e tentar enganar, quando Jon se infiltra nos Selvagens (Wildlings), eles apaixonam-se e começam uma relação, mas Jon acabou por escolher os seus votos à Night’s Watch em vez do amor por ela. Revoltada, esta atirou-lhe três setas, mas sem conseguir ter força para o matar. Ela acaba por ser morta por Olly, na batalha em Castle Black, morrendo nos braços de Jon que ficou devastado.

Este acaba por ser escolhido como Lord Commander, no entanto é assassinado durante um motim, acabando por ser ressuscitado pela Red Priestess Melisandre. Libertado dos seus deveres da Patrulha, este junta-se à sua irmã, Sansa Stark, para construir um exército e retomar Winterfell que estava ocupado pelos Boltons, após conseguirem esta reconquista, este foi declarado o novo Rei do Norte (King of the North).

No entanto, depois de conseguir capturar com sucesso um wight (uma criatura morta-viva) e presenteá-la aos Lannisters como prova de que o Exército dos Mortos existe, Jon promete o seu exército e o próprio a Daenerys Targaryan.

Ultimamente acabamos por descobrir que afinal Jon é filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen, ou seja, na realidade o “pai” dele era o tio e os seus “irmãos” são primos, fazendo com que este seja também sobrinho da Daenerys Targaryen com quem acabou por se envolver, como será que ele vai reagir a esta informação nas circunstâncias em que se encontra? Será que este é o príncipe prometido? Ou será que da relação deles vai nascer o tal príncipe? Será que esta relação vai sobreviver?

Arya Stark


A pequena Arya sempre foi uma menina nobre diferente das outras, sempre gostou mais de brincar com os irmãos do que aprender a ser uma senhora. Sempre teve uma relação especial com Jon que lhe ofereceu a sua espada, a Agulha. Quando saiu de Winterfell, mal podia prever o que lhe iria acontecer. Viu o pai a ser executado, disfarçou-se de rapaz, esteve infiltrada em campos inimigos… Cruzou-se com Sandor Clegane, que à sua maneira a tentou proteger. Quando pensava que ia ser entregue em segurança à mãe e ao irmão, eles foram mortos durante um casamento, com ela à porta do castelo. Deixou Sandor Clegane para morrer, e foi para Braavos para começar o seu treino como um Faceless Man. Durante todos esses dias, recitou para a si a sua lista de pessoas de que se quer vingar. Por isso, também percebeu que não conseguia ser Ninguém, não conseguiu deixar de ser Arya Stark, a sua ligação com a família foi mais forte. Assim , parte para Westeros com um objetivo: vingar-se dos seus inimigos, todos os que estiveram envolvidos na desgraça que caiu sobre a sua família. Exterminou os Frey, e seguiu para Winterfell onde se reencontrou com Brienne, Sansa e Bran. Juntamente com os irmãos, matou Petyr Baelish. Arya sempre foi destemida e corajosa, e graças a isso conseguiu sobreviver. E, tudo o que aprendeu e o que é, torna-a uma peça importante na guerra que se aproxima. Irá se reencontrar finalmente com Jon, e também com Gendry. E talvez com Nymeria? Será que ela irá gostar de Daenerys? E como irá reagir quando descobrir a verdade sobre Jon? Acho que para ela será indiferente. Será ela a cumprir a profecia valonqar e a matar Cersei? Certo é que não quero que Arya morra, os Stark já sofreram o suficiente, e pelo menos merecem ficar juntos em Winterfell e usufruir da companhia uns dos outros.

 

E, com as previsões destas personagens chegamos ao fim. Cada uma delas terá o seu final, mas nós as três sem dúvida que torcemos pela sobrevivência e felicidade (na medida do possível, estamos a falar de Game of Thrones) de Jon Snow e Arya Stark. Cersei Lannister é uma das melhores personagens mas concordamos que o seu reinado tem de chegar ao fim.

Mas, fiquem atentos, pois mais conteúdo sobre “Game of Thrones” está a caminho.

Deixe um comentário