13 Reasons Why – Temporada 3 – Netflix

Está de volta a série que deu muito que falar quando saiu pela primeira vez, que retratava as 13 razões pelas quais Hannah Baker se tinha suicidado.

Podem ver o artigo sobre as temporada anterior aqui: 13 Reasons Why “Not” – Temporada 2 – Netflix.

Desta vez o mistério é encontrar a resposta para a grande questão:

Quem matou o Bryce Walker? 

Podem ver o recap da temporada 1 clicando aqui e o da temporada 2 aqui, ambos da Netflix.

Para não variar, esta série toca em assuntos “sensíveis” para a sociedade,  mas que precisam de ser abordados, não podem simplesmente ser ignorados e é nisso que louvo mais uma vez a atitude dos escritores e realizadores da série, por montarem uma história que toque em tantos desses assuntos como uma forma de alerta, claro que nada disto seria possível sem a excelente interpretação das personagens.

Todos querem o Bryce morto e todos têm as suas razões para o matar, mas quem será que efetivou o desejo de muitos?

Imagem relacionada

Bryce Walker – Da mudança à sua morte


Resultado de imagem para 13 reasons why season 3 alex killed bryce

Quando Bryce parece estar finalmente a perceber algum do sofrimento que provocou e está a tentar melhorar, todos ainda o vêem como um monstro, somente quem lhe era mais perto conseguiu ver esse seu lado, nomeadamente a mãe e a filha da empregada Ani.

Além disso, Tyler conseguiu ver um pouco desse seu lado também, não nos podemos esquecer do que ele fez, quanto sofrimento causou, ele era um violador, bully, … mas conseguimos ver também o seu lado humano, a um ponto que nos deu um pouco de pena, por ter morrido na sua fase de mudança.

Ani – A miúda nova e narradora


Resultado de imagem para 13 reasons why ani

Esta temporada foi maioritariamente narrada pela Ani a miúda nova que se aproximou de Bryce e conheceu o lado mais humano dele. Esta foi viver para a casa dele por causa da mãe dela ser cuidadora do avó do Bryce (vimos de onde alguns dos genes dele vieram).

Esta é uma miúda misteriosa e intrometida, acabou por entrar a pés juntos nos segredos do grupo e participar destes, chegando mesmo a ajudar a montar o esquema perfeito no final.

Clay Jensen – De herói a prisioneiro


Resultado de imagem para 13 reasons why season 3 clay arrested

O super herói que a todos quer ajudar voltou em força, protegendo Tyler e montando todo um esquema de suporte para este nunca estar só.

Vemos a sua relação com Ani a florescer e o seu ciúme por Bryce, fazendo deste também um dos candidatos mais fortes a assassino do Bryce e todas as provas começaram a apontar para ele, acabando mesmo em prisão domiciliária.

Este continua a ser o Clay que conhecemos, mas passou por uns maus bocados e viu-se do lado dos “maus” em que todos desconfiam dele, isso é estranho para ele, já que nunca esteve nessa posição, mas interessante para nós, ver como lida com isso.

Tyler Down – A transformação revelação


Resultado de imagem para 13 reasons why season 3 tyler revelation

O maior suspeito durante grande parte da temporada, porque tudo apontava para ele, este era o candidato perfeito, mas viemos a saber que afinal o Bryce estava a tentar ajudar o Tyler, depois de descobrir o que o Monty lhe fez, este foi o primeiro a saber o que aconteceu a Tyler.

Vimos o Tyler a lidar com os seus medos e como todos trataram de o acompanhar neste processo, mesmo sem saberem o que lhe aconteceu, no final vimos ele a revelar-se e a transformar-se num Tyler mais forte.

Todos os outros


Para não alongar demasiado o artigo, decidi colapsar todos os outros aqui.

Tony Padilla – Os problemas da deportação de imigrantes ilegais nos EUA, foi retratado com a família dele a ser toda expulsa do país. Este continua a mostrar o seu lado mais maduro em comparação com os restantes e é sempre um elo de ligação, bem como um porto seguro.

Justin Foley – O irmão adotado de Clay, mostrou que é difícil largar um vício, as drogas continuam na sua vida e isso tem um impacto.

Resultado de imagem para 13 reasons why season 3 homecoming

Alex Standall – Vemos ele a tentar superar as suas limitações após a tentativa de suicídio e a ligação que este criou com o Bryce, sendo este o seu traficante de esteróides.

Jessica Davis – Entre Justin e Alex, esta passou por uma fase de descoberta de si mesma, depois de ter exposto ao mundo o que lhe aconteceu. Tornou-se uma verdadeira ativista feminina e incentivou na confusão que originou toda a história, o Homecoming.

Zach Dempsey – Acho que ninguém estava à espera que este fosse confessar o assassinato, nem que tivesse sido capaz de fazer o que fez a Bryce, no entanto este não o matou, por isso foi ilibado. Vimos a relação de amizade dele e Chloe a desenvolver, com esta a contar com o seu apoio no aborto.

Resultado de imagem para 13 reasons why season 3 monty prison

Montgomery de la Cruz aka Monty – Mais um para a contagem de mortos da série, este era um personagem muito odiado por muitos, com a sua força bruta e não conseguir expressar os seus verdadeiros sentimentos, este nunca conseguia admitir ser gay, acabou por ser preso após a denúncia do Tyler e após ter sido “acusado” por Ani do assassinato de Bryce, convenientemente, este tinha acabado de ser assassinado na prisão, logo nunca se poderá defender das acusações. Apesar de este ter um álibi para essa noite.

Além destes também a mãe da Hannah tinha muitos motivos para matar Bryce e esta, por coincidência estava na cidade na altura do desaparecimento dele.

E afinal o assassino foi …?


Resultado de imagem para 13 reasons why season 3 alex kills gif

Não consegui um gif nem imagem do momento real, aqui vai ele a ameaçar o falecido Monty.

Alex Standall, juntamente com Jessica, foram estes os culpados diretos por cometerem o ato com que muitos sonharam. Após todos os suspeitos serem descartados e no final da temporada, finalmente descobrimos os culpados e o pai do Alex percebeu isso mesmo, mas escolheu deixar passar, pois este é o seu filho, que ele sabe estar a passar por uma fase muito complicada.

Vemos no final o pai dele a destruir o que pensamos ser possíveis provas da ligação do filho a todo o acontecimento, como forma de prevenir algo que o ligue ao homicídio.

….

O final deu a entender que após encontrarem as armas, vão reabrir a investigação do “falso” alarme de tiroteio, que nunca aconteceu, porque o Clay impediu o Tyler de o fazer, será que é por aí que vai seguir a temporada 4?

Será que vão descobrir que afinal não poderia ter sido Monty o assassino e vão reabrir a investigação?

A Netflix já anunciou que a quarta temporada será também a última da série, será que eles finalmente se vão graduar e deixar Liberty heights para trás juntamente com todos os seus segredos, para começar uma vida nova na faculdade?

One thought on “13 Reasons Why – Temporada 3 – Netflix

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s